Os bancos começaram a retirar caixas eletrônicos de supermercados como prevenção aos ataques de quadrilhas que têm destruído agências e estabelecimentos comerciais com explosões, muitas das quais de graves proporções. A medida, segundo as primeiras informações seriam da Federação dos Bancos – Febraban e de lojistas temendo prejuízos diante da audácia dos bandidos, muitos dos quais sem seguro para cobrir eventuais prejuízos.
Hoje estive em uma loja de uma rede de supermercados, em que haviam sido retirados dois terminais, os clientes foram informados que os demais deixarão de funcionar na próxima semana e as máquinas, embora desativadas, não deverão permanecer no estabelecimento comercial. Um senhor que fez questão de não se identificar me disse, que a medida é uma prova inconteste da impotência do governo em enfrentar a criminalidade, cada vez mais determinada e impondo regras a tudo e a todos.
Recentemente assisti através de uma rede de televisão, um comerciante de São Paulo, proprietário de 20 postos de combustíveis, que retirou todos os caixas eletrônicos dos seus estabelecimentos, em razão de ter perdido sérios prejuízos com explosões de caixas eletrônicos que também destruíram os caixas eletrônicos, causando-lhe grandes prejuízos. Lamentou que teve uma redução de 30% nas suas vendas, levando em conta que além de combustíveis, tem uma loja de conveniências e restaurante.
Para os correntistas de bancos, o problema é sério, levando-se em conta que os caixas eletrônicos são utilizados mais para pagamentos de contas do que para saque, o que com certeza irá causar incômodos para muita gente. Diante da realidade, as quadrilhas com certeza se sentem valorizadas e com audácia mais acentuada.
