Senador desabafa sobre PEC para limitar poderes de ministros do STF e faz alerta

O senador Plínio Valério explicou a motivação e a necessidade de sua PEC que limita mandatos de ministros do Supremo, proposta há quatro anos:

“Era com medo que acontecesse o que está acontecendo agora, que alguns ministros incorporassem a personalidade de semideuses, por achar que não têm que dar satisfação a ninguém. Se intrometer em todos os assuntos, como estão se intrometendo agora”.

O senador explicou que, devido aos mandatos vitalícios, alguns ministros vêm se arvorando poderes que não estão previstos na Constituição, ampliando sua esfera de poder.

“Estão surrupiando, estão usurpando prerrogativas do Legislativo e até do Executivo”, disse.

Plínio Valério apontou que a situação atual está insustentável e reconheceu a responsabilidade do Senado. Ele lembrou que as sabatinas são pouco mais do que um teatro, com o resultado combinado antecipadamente. 

O senador fez uma grave alerta:

“Nós estamos sendo muito omissos, muito aquietados. Estamos pagando um preço caro, e vamos pagar um preço ainda maior, que é o descrédito total, por não agirmos naquilo que pode e deve agir, que é colocar freios na atuação do STF. Nós temos condição de colocar freios, uma vez que a gente pode, inclusive, impichar ministros. O Senado tem esse poder, e esse poder nunca é usado. E isso permite que algumas figuras extrapolem as suas prerrogativas,” afirmou o senador.

Jornal da Cidade Online

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *