Roseana lidera pesquisa ao governo e Weverton Rocha, Carlos Brandão e Roberto Rocha aparecem empatados

Apesar de alguns políticos terem se manifestado contrários ao debate político neste momento sobre a sucessão governamental, diante da necessidade de concentração de esforços para enfrentamento a pandemia, as discussões avançam e claramente estamos vendo abertamente campanhas políticas. As vacinas contra a covid-19 encaminhadas pelo Governo Federal estão se constituindo em instrumentos políticos partidários e o Ministério Público Eleitoral se mantém indiferente.

Pesquisa do Instituto de Pesquisa Datailha indica que a maioria dos eleitores pesquisados sobre candidatos ao governo do Maranhão, o nome da ex-governadora Roseana Sarney aparece na liderança, seguido do senador Weverton Rocha, do vice-governador Carlos Brandão e do senador Roberto Rocha empatados tecnicamente.

No mesmo cenário estimulado, a pesquisa registra também os nomes do deputado federal Josimar de Maranhãozinho e do prefeito Lahesio Bomfim. O secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo aparece na pesquisa com menos de 2%, mas como estamos bem longe das campanhas e do pleito, todos os citados podem surpreender, assim como devem surgir outros postulantes ao Executivo Estadual. A pesquisa do Datailha foi realizada entre 10 e 12 de junho ouvindo 2.179 eleitores. Ela apresenta como margem de erros de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A ex-governadora Roseana Sarney ainda não se manifestou sobre possível candidatura, muito embora, venha sendo especulado o seu nome para concorrer Câmara dos Deputados. Ela esta semana deve assumir a presidência do MDB e recentemente afirmou que o seu partido terá candidatura majoritária e que as eleições serão tratadas a partir de 2022, deixando bem claro que o momento é de união de todos para enfrentamento a pandemia.

Muito embora o governador Flavio Dino, ainda não tenha se decidido sobre quem apoiar como seu sucessor, mas vem dando amplas demonstrações de que será o vice-governador Carlos Brandão. A pesquisa mostra um quadro desconfortante para o Palácio dos Leões, muito embora ainda seja muito cedo para avaliações, mas pelo menos, fica uma demonstração de tendências. A verdade é que composições da oposição com dissidentes do grupo de Flavio Dino poderá mudar totalmente o quadro político e agravar ainda mais com os sucessivos desgastes do governador e a troca de partido que tem lhe rendido inúmeras críticas.

Como a política é movida pelos mais diversos acordos e interesses, as negociações acabam mudando quadros e definindo vitórias. Para tanto existem articulações e elas têm dois víeis, o de dar e receber. Os que não honram compromissos, não devem ser levados a sério dentro do jogo, por não merecerem confiança.

Fonte: AFD

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *