Desde à noite de ontem e se prolongou pela madrugada e manhã de hoje, as fortes chuvas de acordo com o serviço de meteorologia proporcionaram 140mm de muita água e causaram transtornos para o movimento da cidade e muito mais prejuízos e riscos de vida para muita gente pobre. As ações preventivas da defesa civil evitaram com absoluta certeza, o registro de mortes, mas muita gente está desabrigada e sem saber para onde ir, sem falarmos nas que enfrentam fome e frio.
A área do bairro do Sacavém, tenho a plena lembrança de que, a Vara dos Direitos Difusos e Coletivos determinou ao ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr fazer a recuperação da maior parte da área, mas ele simplesmente ignorou a justiça foi fazer praças e asfaltar ruas, que a chuva está mostrando que foi um serviço de péssima qualidade e jogaram milhões e milhões de recursos públicos nos ralos e bolsos de empreiteiros e muitos interessados. O que ficou é que a justiça preferiu ignorar e como tudo se acomoda, o dito ficou pelo não dito.
Se tivéssemos um Ministério Público atuante efetivamente fiscal da lei, muita bandalheira praticada por gestores públicos poderia ser evitada e todas as práticas ilícitas seriam apuradas, mas infelizmente é querer muito. A situação da população neste momento é muito dolorosa e os preços praticados nos supermercados lembra perfeitamente o período da superinflação, todos os dias são remarcados os preços e o consumidor é explorado vergonhosamente. Como não existe autoridade para fazer fiscalização e quando existe, são aliadas dos grandes empresários. O que fazer?
Vocês já pensaram na situação em que estão milhares de famílias da Região Metropolitana de São Luís, com absoluta certeza tem centenas que já eram da extrema pobreza e agora foram empurradas para a exclusão da fome e da miséria. Gente! A pandemia vem servindo para muitos gestores públicos e os políticos saciarem as suas vontades, como se os seus interesses estejam acima da realidade das mortes diárias e do crescente número de pessoas que tentam salvar as suas vidas correndo para onde possam receber atendimento. Tudo é feito muitas vezes de forma contundente, sem falarmos dos casos do autoritarismo exacerbado para tripudiar de tudo e de todos. Afinal de contas, para muitos políticos, o Poder Tudo Pode.