Lula e Flavio Dino articulam para ministro da justiça, o ministro aposentado do STF, Ricardo Lewandowski

O Palácio do Planalto já informou aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que Ricardo Lewandowski, ex-presidente da Corte, será nomeado Ministro da Justiça. Ele substituirá Flávio Dino, que ocupará uma vaga no STF. A nomeação de Lewandowski está pendente, pois ele solicitou tempo para escolher sua equipe, mas espera-se que seja oficializada até o final desta semana.

A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Lewandowski aconteceu na última segunda-feira (8), no Palácio da Alvorada. A indicação não surpreendeu ninguém. Todos sabem dos laços de Lewandowski com o PT, sobretudo com Lula. Em 2006, foi indicado ao cargo de ministro do STF justamente por Lula – onde permaneceu até abril de 2023.

Advogado militante no século passado, o ex-ministro ocupou uma série de cargos públicos. Lewandowski não se tornou juiz por concurso, mas pelo quinto constitucional, ingressando no Poder Judiciário em 1990 ao ser escolhido por Orestes Quércia, após indicação pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para compor o Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo.

A indicação de Lewandowski ao STF foi recomendada por Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro de Lula, e recebeu o apoio da então primeira-dama Marisa Letícia, amiga de longa data da família Lewandowski.

Jornal da Cidade Online

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *