O sociólogo Jowberth Frank Alves conhece a realidade fundiária e os problemas relacionados aos conflitos agrários no Maranhão. Poderá se constituir em um referencial para acabar os vícios impregnados dentro do INCRA.
O sociólogo Jowberth Frank Alves será o novo Superintendente Estadual do INCRA, conforme publicação de ato no Diário Oficial da União, pela presidente Dilma Rousseff e o ministro Miguel Rosseto. A nomeação de Jowberth Frank para o INCRA do Maranhão quebra uma corrente viciada comandada pelo ex-vice-governador Washington Macaxeira, atualmente Ministro do Tribunal de Contas do Estado, que procura ter ingerências na indicação de aliados para cargos federais, muitos dos quais sem competência e propósitos de seriedade na gestão das instituições. Os sérios problemas em que foi envolvido o INCRA resultaram em questões sérias, dentre as quais a proteção exacerbada a interesses de políticos, latifundiários, grileiros e empresários do agronegócio, com a postergação de desapropriações de áreas para assentamentos da reforma agrária, convênios nada transparentes com prefeituras e a irresponsabilidade na questão do assentamento de famílias de trabalhadores rurais que deixaram as áreas indígenas Awá Guajá. As últimas três administrações do INCRA prejudicaram seriamente as comunidades quilombolas, principalmente em algumas regiões da Baixada e no município de Codó, quando a instituição vergonhosamente se eximia de ações para favorecer o grupo comandado pelo coronel reformado da PM e deputado estadual César Pires.
Entidades que congregam quilombolas e famílias vítimas da opressão já denunciaram as três últimas administrações as autoridades e através da Ouvidoria Agrária Nacional já pediram que sejam feitas auditorias em vários projetos e programas, em que os recursos deixaram de chegar aos beneficiários. Há necessidade de investigação dos atos praticados pelos forasteiros que passaram pela instituição com o objetivo definido marcado por interesses diversos, principalmente nas terceirizações e convênios.
O sociólogo Jowberth Frank Alves é coordenador estadual do Programa Terra Legal, responsável pela regularização fundiária na área da Amazônia Legal. Ele não é funcionário de carreira do INCRA e não tem qualquer vinculação com o grupo politico de Washington Macaxeira, que apesar de ser Ministro do Tribunal de Contas do Estado, vive em Brasília correndo atrás do pessoal do PT pedindo cargos para prepostos manipulados por ele.