O ex-secretário Sebastião Uchôa tentou impedir a deputada estadual Eliziane Gama e o advogado Rafael Silva, de verem de perto as mazelas do Complexo Penitenciário de Pedrinhas à época das barbáries.
Para ampliar ainda mais as preocupações da Policia Militar com a violência, que infelizmente só tem aumentado em São Luís, entre hoje e amanhã os juízes das varas das execuções criminais devem autorizar a liberação de mais de 400 presos para passar o natal com as suas famílias, tendo como critérios informações da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária e do Conselho Penitenciário do Estado. As observações da Policia Militar são decorrentes dos consideráveis casos de reincidências, que geralmente ocorrem e que acabam por contribuir para a elevação do número dos que não retornam pela reinserção no submundo do crime.
De acordo com o Núcleo de Monitoramento dos Egressos em Geral do Sistema Penitenciário, atualmente estão em plena liberdade e com fiscalização e acompanhamentos bastante precários, 1.828 detentos dos regimes aberto e domiciliar e 528 do livramento condicional. Dentro desse universo apenas um preso está com tornozeleira e com promessa de que dentro dos próximos dias outros 20 passarão a ser monitorados pelo mesmo sistema.
No Sistema de Segurança Pública, milhares de inquéritos estavam parados nas delegacias por falta de agentes policiais, escrivães e pericias, sem falarmos nas deficientes condições de trabalho para os delegados poderem efetivamente executar as suas funções profissionais.
Muitos inquéritos passaram a ser trabalhados para a conclusão, a partir da administração do secretário Marcos Afonso Júnior, que inclusive contou com esforços concentrados dos colegas. A verdade é que tem muitos bandidos, que já praticaram vários crimes e estão indiciados em inquéritos sem conclusão, tornando-os réus primários e considerados limpos perante o judiciário, quando já deveriam estar na cadeia por serem reincidentes e bem periculosos. Para efetivamente se combater a violência, necessário se torna primeiramente a criação de politicas sociais e preventivas efetivas para as pessoas, principalmente os jovens, oportunizando a elas dignidade e cidadania. Por ocasião das barbáries, o ex-secretário Sebastião Uchôa, tentou impedir a entrada da deputada Eliziane Gama e do advogado Rafael Silva, nas unidades de Pedrinhas. Os presos disseram a eles, que o local era transformador de seres humanos em monstros.