Três mortes dentro do Complexo de Pedrinhas em menos de 48 horas. Irresponsabilidade do governo poderá resultar em barbáries.

morteSinceramente, pensei que existisse dentro da essência do coração da governadora Roseana Sarney, um mínimo sentimento pela vida do seu semelhante, que deveria ser o seu próximo, de acordo com a fé cristã. Embora seja uma das maiores responsáveis pelas desigualdades, fome, miséria e exclusão social em que estão mais de 700 mil maranhenses, ela colocou em sua história política, um capítulo mais negro, que será muito difícil de ser apagado e muito menos esquecido. São centenas de famílias, que choram as perdas de entes queridos, muitos decapitados, crianças passando necessidades e revoltadas, decorrente dos pais terem sido mortos dentro dos cárceres de maneira covarde, com conivência única do Governo do Estado. O mais vergonhoso em tudo isso é que os assassinatos são tratados pelos gestores governamentais com uma banalização bem recheada de sadismo, ironias e semblantes sarcásticos bem visíveis nos veículos de comunicação.

       Há mais de um ano e meio as práticas que deram origem a barbáries, fugas e escavações de túneis, continuam sendo as mesmas e o governo tem sido de uma incompetência para enfrenta-las, muito embora existam recursos disponíveis, infelizmente são desviados das suas destinações para contratos viciados em benefícios de políticos.

      Recordo-me, que o suplente de senador Edison Lobão Filho, quanto teve o seu nome indicado pelo grupo da situação para concorrer ao pleito para governador do estado, manifestou-se publicamente favorável a implosão do Complexo de Pedrinhas e recebeu aval da governadora para indicar um gestor para a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária. Ele convidou Murilo Andrade, Subsecretário de Administração Prisional do Governo de Minas Gerais. Quando ele chegou para assumir, a governadora lhe ofereceu o mesmo cargo que exercia em seu estado e do qual pediu exoneração para atender um convite não honrado. O candidato teme desgastes que Pedrinhas poderá causar à sua candidatura, uma vez que ele é um dos maiores responsáveis pelo fracasso da administração de Roseana Sarney. Exatamente quando Edinho Lobão começa a deslanchar a sua campanha, os assassinatos, as fugas, as escavações túneisganham dimensão bastante acentuada, o que tem causado preocupações para o pessoal  do candidato pelas veiculação na mídia nacional. Em menos de 48 horas foram praticados três assassinatos e diante do elevado número de presos que estão fora de celas dentro de algumas unidades prisionais, não está descartada a iminência de barbáries. Um dos problemas mais sérios dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas é a corrupção iniciada por contratos viciados e superfaturados para a contratação de pessoal terceirizado e as facilidades para o tráfico de drogas e armas nas unidades prisionais. A verdade é que temos tido a responsabilidade de denunciar o total desrespeito aos direitos humanos pelo Governo do Maranhão e o sentimento que fica é da existência de uma conivência geral das instituições públicas dos poderes constituídos e das entidades da sociedade civil com a omissão e o silêncio.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *