Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária defende diretor de presidio flagrado recebendo celular de preso

  pedrinha

Tenho afirmado aqui constantemente, que a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária é a maior referência de banalização da vida, irresponsabilidade,incompetência, descaso, falta de um mínimo de discernimento para gestão pública e a grande marca e fiel retrato  da administração da governadora Roseana Sarney. A Sejap, apesar de ser movida por uma corrupção exacerbada, ainda não conseguiu atingir os patamares de outras instituições públicas estaduais, responsáveis pelos desvios de recursos públicos, que dão origem a violência na capital e no interior, a fome e a miséria, a falta de saúde e educação e que proporciona a que mais de 700 mil maranhenses estejam efetivamente passando fome nos dias atuais.

    Tem circulado na internet, um vídeo que mostra claramente o empregado terceirizado Salomão Mota, sem qualquer preparação técnica, mas por determinação do Secretário de Justiça, exerce a função de Diretor do Presidio de Pedrinhas. Ele aparece recebendo um celular de um preso, após o detento ter feito ligações. A falta grave que merecia de imediato o afastamento do diretor e instauração de inquérito administrativo disciplinar e até mesmo a demissão sumária, no entendimento da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária, o fato simplesmente é relevante e cria até uma situação de que o preso tinha pessoas doentes em sua família e precisava de algumas informações, como se isso justifique um ato doloso. Uma nota divulgada pela secretaria revela uma defesa tendenciosa do infrator, chegando a cúmulo do ridículo de afirmar que o diretor vinha eliminando vícios e irregularidades dentro da unidade, o que teria causado a revolta de servidores da unidade. O juízo de valor da Sejap é tão venal, quando afirma que o elemento estaria eliminando vícios na unidade e comete uma infração gravíssima e que inclusive é apontada como causa grave para os problemas constantes registrados no presidio. Mais vergonhoso ainda é a justificativa, que apesar dado delito do servidor terceirizado Salomão Mota,  que não tem as mínimas condições para trabalhar no local e muito menos ser diretor de presidio, mas permanece no cargo e com maior autonomia. O fato é uma demonstração clara e bem evidente para uma avaliação de que todos os problemas, como assassinatos, barbáries, fugas, escavações de túneis e todas as esculhambações generalizadas que ocorrem no Sistema Penitenciário do Maranhão, são de inteira responsabilidade da governadora Roseana Sarney e do secretário Sebastião Uchôa.

        Diante do vídeo público mostrando claramente a pratica de um delito grave, se existe a necessidade do Ministério Público ser provocado para exercer a função de ser guardião da sociedade. O fato em si deveria ser investigado pela Policia Civil com promotores de justiça e com certeza chegarão a outros fatos mais graves.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *