Organização daFifa fornece comida estragada a voluntários em Brasília

fifaEm nota, a Fifa informou que o Comitê Organizador Local (COL) está prestando todo o apoio necessário

Trinta e seis voluntários da Copa do Mundo passaram mal após comer refeição no sábado,  servida no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, por uma empresa terceirizada contratada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). O caso aconteceu um dia antes do jogo entre Equador e Suíça, no Estádio Mané Garrincha.

Segundo o gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária do Distrito Federal, André Godoy, foram servidas 300 refeições compostas de arroz, feijão, carne, frango e macarrão com molho branco. Os voluntários relataram que, na madrugada de domingo, começaram a apresentar diarreia, vômito e dores abdominais. “Não foi infecção porque não tiveram febre. Os sintomas são de intoxicação.”

O alimento congelado servido aos voluntários vem de São Paulo. Para Godoy, a falha pode ter ocorrido na etapa da produção ou na distribuição da comida no ginásio. “Os maiores suspeitos são a carne e o molho branco. Mas foi um problema pontual, já que não voltou a ocorrer no domingo e na segunda-feira”, disse. As amostras de alimentos foram enviadas para um laboratório e o resultado deve estar pronto nesta quarta-feira.

Em nota, a Fifa informou que o Comitê Organizador Local (COL) está prestando todo o apoio necessário para que a Vigilância Sanitária do Distrito Federal (DF) possa apurar o que causou o mal-estar. “Assim que o resultado da análise sair, acompanharemos de perto as medidas a serem tomadas pela empresa terceirizada contratada para impedir que a situação se repita. É importante ressaltar que os serviços de alimentação providos para voluntários e staff do COL, em todas as sedes, são integralmente acompanhados por nutricionistas e que o projeto cumpre todas as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Todos os voluntários se recuperaram e passam bem”.

A Secretaria de Saúde do DF informou que, desde quinta-feira, dia de abertura da Copa, 65 pessoas foram atendidas na FifaFanFest, no Taguaparque, em Taguatinga. No domingo, dia do jogo em Brasília, 48 pessoas foram atendidas no estádio e arredores. Nenhum caso grave foi registrado.

Metrô em Brasília

No segundo dia de jogo da seleção brasileira, o governo do Distrito Federal informou que o metrô vai funcionar normalmente até as 23h30. Órgãos públicos tiveram o horário de funcionamento reduzido e o comércio fechou as portas uma hora antes do jogo.

As unidades de Pronto-Atendimento e os hospitais da rede pública atendem normalmente as urgências e emergências, seguindo as escalas de plantão. Clínicas da Família, postos e centros de saúde foram fechados ao meio dia.

A Companhia Energética de Brasília prestará atendimento 24 horas por meio da Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 116. As atividades essenciais de manutenção e operação serão mantidas em esquema de plantão.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal também prestará atendimento 24 horas pela Central de Relacionamento com o Cliente (telefone 115). Houve esquema de plantão para atendimento das atividades essenciais de manutenção e operação e as agências fecharam ao meio-dia.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *