O Papa e a prisão perpétua de menores nos Estados Unidos

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????Quinhentos jovens detidos em prisões dos Estados Unidos, condenados à prisão perpétua quando ainda eram menores de idade e sem possibilidades de liberdade condicional, escreveram cartas ao papa Francisco, que se declarou “profundamente” comovido pelos relatos. Bergoglio pediu para que rezem por ele, assim como rezará por eles. A situação dos menores condenados à prisão perpétua, nesse país, foi motivo de numerosas reivindicações de organismos internacionais de direitos humanos.

Os quinhentos jovens, em sua maioria de origem hispana, escreveram cartas em que relatam suas vidas, segundo publicou o periódico dos jesuítas American, em uma nota que foi citada pela agência ANSA. As cartas foram reunidas pelo capelão penitenciário e diretor executivo do Jesuit Restorative Justice Initiative, Michael Kennedy.

“Li as cartas que você me fez chegar, gentilmente, de cada lugar dos Estados Unidos, por parte de centenas de garotos condenados à prisão perpétua, em tão jovem idade, sem a condicional”, respondeu o Papa, em sua resposta ao capelão. E acrescentou que “suas histórias e o pedido destes de que esta forma de sentença seja revisada à luz da justiça e da possibilidade de uma reforma e reabilitação, comoveram-me profundamente”.

A condenação à prisão perpétua para menores de idade por crimes diferentes do homicídio é denunciada por diferentes organizações de direitos humanos, que destacam que os Estados Unidos são o único país do mundo que aplica semelhante pena nesses casos. Devido às reiteradas denúncias sobre esta situação, nos últimos anos alguns estados, como a Califórnia, eliminaram as condenações à prisão perpétua para menores.

“Comovi-me muito ao ler as cartas dos jovens, por favor, diga-lhes que rezo por eles ao Senhor Jesus, que ama cada um deles com todo o seu coração”, escreveu o Papa, no último dia 12 de abril, ao capelão de uma prisão juvenil de Los Angeles, onde os reclusos cumprem pena, segundo publicou o jornal espanhol ABC.

Vários dos jovens condenados à prisão perpétua, em sua maioria hispanos, escreveram cartas ao Papa ao saberem que, no dia 28 de março, iria celebrar os ofícios da Quinta-Feira Santa e lavar os pés de doze reclusos e reclusas da prisão juvenil de Roma.

Os jovens presos norte-americanos, na prisão Barry J. Nidorf, em Sylmar, ao norte de Los Angeles, receberam nessa mesma Quinta-Feira Santa a visita de doze noviços jesuítas que lavaram os pés de doze detidos.

Um dos jovens, segundo o jornal, escreveu: “Querido papa Francisco, acredito que seja um homem humilde. Quando ler esta carta já terá lavado os pés de outros garotos como eu. Escrevo-lhe esta carta porque me dá esperança”.

Em sua carta ao padre Kennedy, o Papa pede aos jovens que lhe escreveram para que rezem por ele e conclui enviando-lhes sua bênção “com gratuidade e carinho”.

Unisinos

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *