Fórum de Defesa das Carreiras , diz que Flavio Dino tem recursos para reajuste salarial

Estudos levantados pelo Fórum, tendo como referência a Receita Corrente Líquida do Estado no Portal da Transparência e de acordo com o Relatório da Gestão Fiscal, a arrecadação estadual cresceu 8,9%. Toda a Folha de Pagamento de pessoal corresponde a 37,73% e em observância a Lei de Responsabilidade Fiscal pode chegar até 49%.

Se houvesse um mínimo interesse do Governo do Estado em dar um reajuste salarial para todos os servidores públicos indistintamente, ele poderia superar até os 20% sem qualquer prejuízo a gestão administrativa, inclusive nos investimentos públicos.

A realidade é que as categorias geridas pelo Plano Geral de Carreiras e Cargos, de acordo com Lei 9.664 de 17 julho de 2012, estão caminhando para 08 anos sem reajuste salarial e nenhuma reposição e as categorias estratégicas para 09 anos a ser completado em janeiro de 2022.

            As categorias da Administração Geral e a Estratégica

           A Categoria da Administração Geral é a que reúne desde faxineiros e profissionais de nível superior. De acordo com o INPC, acumula uma perda salarial a partir de 2015 de 47,88% e pelo IPCA a perda fica em 46,41%.

A Categoria Estratégica é integrada por servidores da AGED, Secretaria de Meio Ambiente, Detran e atividades de metrológicas, de acordo com o INPC a perda chega 56,11% e pelo IPCA atinge 54,94%.

                Último Reajuste foi no Governo Roseana Sarney  

O último reajuste salarial dos servidores públicos foi em janeiro de 2015 por força da Lei 9.604/2012 do Plano Geral de Carreiras e Cargos, criado na administração da governadora Roseana Sarney, que infelizmente o governador Flavio Dino decidiu ignorar e nem criou outro meio para atender os direitos reivindicatórios dos servidores públicos do Maranhão. Mesmo com os constantes aumentos de receitas, o governador não demonstra um mínimo de sensibilidade aos servidores, que hoje tem a maioria ganhando salário mínimo.

O Fórum de Carreiras e Cargos do Poder Executivo, lamenta bastante a posição do governador Flavio Dino, que também poderia fazer recomposições decorrentes das inflações de 2014/2015 até 2021.

                 Governador se recusa a receber as categorias de servidores 

A última vez que o governador Flavio Dino recebeu as categorias de servidores públicos foi em agosto de 2015, através de uma intermediação da CUT. Forma inúmeras as solicitações feitas pelo Fórum para um encontro com o governador, mas infelizmente ele não não se digna a pelo menos justificar, as razões pelas quais se recusa a ter um dialogo com representantes das categorias de trabalhadores do serviço público, o que é bastante lamentável.

Fonte: AFD

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *