Foragido e com preventiva decretada ex-diretor da Cadet de Pedrinhas deve se apresentar nas próximas horas no Quartel da PM

aldir

O bacharel em direito e ex-diretor da Casa de Detenção do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Cláudio Henrique Bezerra Barcelos deve se apresentar nas próximas horas as autoridades policiais para cumprir a prisão preventiva decretada pela justiça. Ele é responsável pela fuga de três bandidos assaltantes de bancos, que estavam recolhidos à Casa de Detenção e foram postos em liberdade pela porta da frente do presidio, mediante ordem escrita do diretor, justificando que os bandidos iriam viajar para audiência no interior do Estado. Dentro do Sistema Penitenciário circularam informações de que o negócio teria sido feito mediante o pagamento de 300 mil reais. Os mesmos bandidos eram acostumados a privilégios com saídas regulares até por períodos de mais de uma semana, mediante compensações financeiras.

           Ele deverá ser apresentado pelo advogado João Damasceno Corrêa Moreira, suplente de vereador e com importante atuação nos meios jurídicos locais. Pelo que se informa, é que a apresentação será feita no Quartel da Policia Militar.

           Cláudio Barcelos, apesar de respaldo politico do PT e de Washington Macaxeira, na direção da Casa de Detenção exercia também a função de fiscalizar as ações da Policia Militar, do GEOP e dos agentes e inspetores penitenciários, repassando tudo para o então secretário Sebastiao Uchôa, que durante o período em que dirigiu a SEJAP, nunca foi a qualquer unidade prisional da capital. Cláudio Barcelos sabe muito da corrupção praticada dentro do Sistema Penitenciário, principalmente das negociações feitas com presos para saídas clandestinas e fugas e o volume de recursos que giravam nas negociatas.

        A verdade que o esquema funcionava em quase todas as unidades, daí que todas elas seriam dirigidas por pessoas indicadas pessoalmente pelo secretário Sebastião Uchôa. A prisão de Cláudio Barcelos poderá levar as autoridades policiais a chegar a informações que poderão implicar muita gente no antro da corrupção dentro do Sistema Penitenciário, levando-se em conta que o acusado com certeza não vai querer assumir totalmente todas as responsabilidades dos crimes e do dinheiro envolvido, que seria dividido.

        Cláudio Barcelos, o ex-secretário Sebastião Uchôa e inúmeros diretores de unidades prisionais devem ser convocados para prestar esclarecimentos à CPI do Sistema Penitenciário da Câmara dos Deputados.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *