Encontro vai ampliar a participação de São Luís no turismo nacional

turismo

A Secretaria de Turismo de São Luís vai aumentar a participação da nossa capital no turismo nacional e internacional

Seminário promovido pela Setur vai abrir espaçospara profissionais e discutir experiências de cidades sedes para grandes eventos

            São Luís será sede entre os dias 11 e 13 de setembro de um seminário com o tema “Impactos e Perspectivas dos Grandes Eventos no País” no auditório central da UFMA.

            O evento é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) com o objetivo de desenvolver um planejamento estratégico do turismo no município através de experiências de cidades sedes de grandes eventos.

            Levantamento do Ministério do Turismo revela que o turista estrangeiro que vem ao Brasil costuma ficar, em média, 24 dias no país e, nesse período, costuma frequentar pelo menos três destinos. Com novas estratégias, São Luís busca atrair ainda mais esse público e ampliar sua participação na rota do turismo nacional.

            Dentre os temas, durante o encontro será discutido o saldo deixado pela Copa do Mundo e o que está sendo planejado para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. E como esse legado pode ser utilizado pelos municípios não sede.

Programação – A programação do evento terá ainda a participação do Governo Federal, através do Ministério do Turismo e da Embratur, que vai apresentar a pesquisa realizada no período da Copa e tratar das políticas criadas para a realização dos eventos (Copa e Olimpíadas).

            Haverá também uma mesa redonda onde participarão representantes de cidades sede e não sede para debater os “Desafios e Ações das Cidades Sedes e Não Sedes”. Representando as cidades sedes da Copa estará presente o Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Pedro Galvão, e como representante das capitais que não foram sedes mas possuem desafios como São Luís, teremos o Secretário de Turismo do Estado do Pará, Adenauer Góes.

            Outro tema em discussão é a importância e a capacitação da profissão do turismólogo e sua inserção no mercado de trabalho. Para isso, haverá palestra e mesa redonda com turismólogos que atuam no mercado de São Luís (hotéis, agência de viagens e serviço público).

            Entre os palestrantes, estará o consultor em turismo Mario Petrocchi, professor universitário, autor de 5 livros sobre planejamento e gestão em turismo, hotelaria, agências de turismo e sobre marketing para destinos turísticos. Petrocchi é também consultor do Sebrae Nacional, no âmbito do Programa Sebrae de Turismo, atuando como consultor orientador do projeto Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo.

            O evento contará com uma mesa com o tema ”Roteiros Culturais de São Luís” e ao final das atividades serão feitos grupos de trabalhos com as entidades do “Trade Turístico” para elaborarem cartas com propostas que serão entregues ao prefeito de São Luís e ao próximo governador do Estado. As cartas subsidiarão a construção do Planejamento Estratégico da cidade.

Serviço – O evento oferece 350 vagas para profissionais e estudantes da área de turismo e hotelaria. As inscrições para participar do Seminário começam a partir desta segunda-feira, dia 18/08/2014 e podem ser feitas pela internet, por meio do site da ufma (www.ufma.br), ou podem ser presenciais na Secretaria de Turismo, que fica na Rua da Palma, número 53, de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h, ou nas sextas-feiras das 8h às 12h. O participante deve levar 1kg de alimento não perecível no ato do credenciamento que será no dia 11/08, às 8h.

TayseFeques

Jornalista

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *