Detento é encontrado morto no banheiro de cela de unidade do Complexo de Pedrinhas

Como as investigações recentemente realizadas pela Polícia Civil ainda não foram concluídas sobre drogas, celulares, bebidas e outras facilidades envolvendo policiais penais e agentes penitenciários, as autoridades policiais são novamente chamadas ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas para investigar a morte de um detento encontrado dentro do banheiro de uma das unidades prisionais do complexo.

Trata-se segundo a SEAP, de João Pedro Felix, de 20 anos, autor de crime de homicídio, e que estaria numa cela com outros detentos, e que há suspeita de ter sido assassinado, mas que caberá a polícia civil fazer a identificação e as investigações. O serviço de vigilância da SEAP, apesar de contar com um sistema amplo de videomonitoramento, não conseguiu explicar a morte e nem possíveis conflitos na cela da unidade, mas naturalmente devem ser interrogados pelo serviço de investigação do Sistema de Segurança Pública.

Por outro lado, a Polícia Civil continua fazendo investigações sobre as denúncias de envolvimento de policiais penais e agentes penitenciários do Complexo Penitenciário de Pedrinhas em negociações para saídas temporárias de presos, mediante boas somas de dinheiro e até casos de chantagens que veio à tona, quando foram identificados e presos alguns dos envolvidos nas negociações criminosas. A verdade é que há necessidade de investigações dentro de várias unidades prisionais tanto da capital como do interior, uma vez existem privilégios para uns e rigor para a maioria, afinal de contas quem proporciona mais sorrisos recebe melhor tratamento.

A verdade é que a república mineira importada pelo secretário é quem dá as cartas em todo o sistema, principalmente que por falta de concurso público, o número de agentes penais é bastante reduzido, diante de um grupo acentuado de agentes penitenciários terceirizados com salários miseráveis e sem quaisquer vantagens, o que é um dos fatores de vulnerabilidade em todo o Sistema Penitenciário.

Fonte: AFD

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *