Depois de 08 fugas de bandidos perigosos do presidio da Liberdade a SEJAP decide desativar a Unidade de Regime Diferenciado

aldirSinceramente, esse prédio branco tem alguma característica com presídio de Unidade de Regime Diferenciado. Esses improvisos e a falta de fiscalização por parte de promotores de justiça e juízes das varas das execuções penais, foram determinantes para a falência do Sistema Penitenciário do Maranhão e o registro de 86 assassinatos e mais de 140 fugas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

               A construção de uma unidade prisional no fundo da delegacia do 8º distrito no bairro da Liberdade, para colocar presos de alta periculosidade, inclusive alguns que retornaram de presídios federais, foi ideia de alguém que não tem a mínima noção do que é segurança prisional. Qualquer leigo, sem noções técnicas e nem referenciais científicos e práticos, com certeza teria muito mais responsabilidade do que o ex-secretário Sebastião Uchôa , ao improvisar segundo ele a Unidade de Regime Diferenciado, num local bastante vulnerável para invasões e resgates de bandidos, principalmente os  altamente periculosos, que se encontravam no local e que nas duas fugas com quatro presos em cada uma, marcadas por coberturas de comparsas com armamento pesado.

    A direção da unidade, por sucessivas vezes chamou a atenção da SEJAP para os riscos, mas de nada adiantou. Após a fuga realizada em outubro, o Sindicato dos Agentes Penitenciários advertiu sobre novos riscos, inclusive da existência de um depósito de gás ao lado, uma feira que funciona o dia todo e as famílias residentes no local, mas mesmo assim de nada adiantou. Com a fuga dos quatro bandidos na madrugada de ontem, a direção da SEJAP retirou os cinco presos restantes e os encaminhou para o centro de triagem do Cadeião do Diabo. As primeiras informações revelam que URD será desativada.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *