Cultura maranhense sofre forte impacto com a morte de Helena Leite uma das suas principais defensora

O passamento da radialista e produtora cultural Helena Leite, causou uma forte comoção nos meios culturais de São Luís e do Estado. Conhecida pela seriedade e compromisso com os segmentos culturais e com destaque bem acentuado com o São João e o Carnaval, ela trabalhava na orientação, divulgação e defesa de todos os grupos e movimentos que faziam as grandes festas no Maranhão.

Helena Leite, tinha uma lealdade aos grupos culturais e não media esforços para que todos desfilassem e se mantivessem vivos, o que acabou se tornando uma grande referência e tinha o reconhecimento pleno dos que conseguiram se reerguer e se manterem em plena atividade.

Era uma grande e experiente comunicadora e através do rádio com a sua sensibilidade, não apenas divulgou e defendeu a cultura, deu importantes contribuições sobre a necessidade da organização comunitária e rural para manter viva a cultura e orientava como fazer, assim conseguia despertar dentro das pessoas a formação da consciência critica dentro do contexto cidadão.

Muitas vezes não conseguia esconder a indignação e sofreu criticas ácidas em defesa de segmentos culturais, mas jamais abdicou dos seus princípios e dos objetivos de fazer as coisas acontecerem.

Helena Leite tinha consigo importantes valores, destacando-se ser não apenas uma mulher, mas um grande ser humano solidário e fraterno e assim conseguia ajudar muita gente com o sentimento da essência do coração, que lhe permitia fazer o bem a quem precisava, e muitas das vezes com necessidade emergencial. Foram inúmeras às vezes em que eu dizia que ela tinha muitos filhos e ela me respondia, que a cada dia aumentava mais, naturalmente de pessoas em busca da sua generosidade cristã.

Cézar Bombeiro disse que Helena Leite era a própria cultura incorporada à sua pessoa

 Estive conversando hoje pela manhã com o vereador Cézar Bombeiro e ele me disse que estava custando acreditar que Helena Leite tinha falecido. Há muitos acompanhava Helena Leite nas emissoras de rádio em que trabalhou e o seu compromisso era a cultura focada em grupos e movimentos da capital e do interior. Era uma mulher simples, determinada e comprometida em fazer as coisas acontecerem. É uma perda irreparável e que será muito sentida. À família de Helena Leite, aos radialistas e jornalistas a minha solidariedade, disse o vereador Cézar Bombeiro, destacando que Helena Leite era a própria cultura incorporada à sua pessoa.

Helena Leite já apresentava problemas de saúde nos últimos tempos, passando por hemodiálise semanalmente e estava bastante debilitada, vindo a falecer decorrente de um infarto na madrugada de hoje (30) e o seu velório está sendo realizado no Parque Folclórico da Vila Palmeira.

 

NOTA DE PESAR CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

A Câmara Municipal de São Luís, através da sua Mesa Diretora, lamenta o falecimento da radialista Helena Leite, fato, este, ocorrido na madrugada deste sábado (30).

Helena Leite era uma profissional exemplar e respeitada; além de figurar como uma das vozes mais importantes no que se refere à defesa da cultura de São Luís e do Maranhão.

Ao longo de sua carreira, trabalhou em diversos veículos de comunicação, sempre levando a boa informação para os ouvintes e emitindo opiniões pautadas em um vasto conhecimento acerca dos mais variados temas, em especial os relacionados ao cenário cultural.

Nos solidarizamos com a família e amigos; rogando a Deus que a receba de braços abertos.

Vereador Osmar Filho

Presidente da Câmara Municipal de São Luís

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *