Corrupção praticada no INCRA do Maranhão vai complicar alguns ex-superintendentes da instituição

Denúncias e indiciamento de ex-superintendentes do INCRA no Maranhão devem ganhar maior celeridade, principalmente os casos em que alguns deles, inclusive políticos que já respondem a processo na Justiça Federal. A maioria das denuncias e processos são de casos de desvios de recursos destinados para desapropriações de áreas para assentamentos e regularizações fundiárias.

Outro fato sério e que contou com a participação efetiva de ex-superintendentes, foram os casos em que os gestores da instituição pegavam os recursos destinados para custeios das áreas de reforma agrária e faziam negociatas com comerciantes, evitando a transferência direta dos recursos para os beneficiários. Eles para receberem o que tinha direito, se submetiam a ágios absurdos, que na compra de feijão e arroz, muitas vezes superavam até 50%.

Um dos sérios problemas foi denunciado à minha pessoa à época, foi na área de reforma agrária em Santana, no município de Mirador. Apesar de terem sido várias denuncias pelos beneficiários, a exploração nunca deixou de existir. Há também os casos em que as regularizações fundiárias não eram feitas por ingerência de políticos com o devido compartilhamento dos superintendentes. Pelo que se fala, as investigações passarão a ser feitas pelo Ministério Público, através do seu setor de combate a corrupção. As ações de vários indiciados que estão paradas na Justiça Federal devem ganhar celeridade.

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *