Conselho da Fetaema e o governo de Flavio Dino constroem decisivos entendimentos para a Agricultura Familiar

fetaema

 Flavio Dino e Chico Miguel querem consolidar entendimentos para avanços na Agricultura Familiar  

            A criação da Secretaria da Agricultura Familiar pelo governador Flavio Dino, foi parte de uma articulação do então candidato a governador do estado e o Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura do Maranhão. Por ocasião dos primeiros entendimentos, o presidente da Fetaema, Chico Miguel e demais lideres do Movimento Sindical Rural fizeram importantes análises da realidade no Maranhão, ao candidato, principalmente na questão das dificuldades para que a agricultura familiar seja efetivamente produtiva e contribua decisivamente para o incremento da produção de alimentos em todo o Estado. A falta de assistência técnica, os conflitos agrários decorrentes da falta de interesse do INCRA e do ITERMA na questão de desapropriações e regularizações fundiárias são fatores bem determinantes para dimensionar os avanços que se fazem necessários no meio rural, além do mais importante que é vontade politica.

     O governador eleito indiciou para a futura Secretaria da Agricultura Familiar, o vereador de Caxias, Adelmo Soares e a composição da administração da pasta foi consolidada junto ao Conselho Deliberativo da Fetaema, o que já foi definido com a indicação do secretário adjunto e de alguns superintendentes.

     O governador Flavio Dino  e vários segmentos políticos partidários estiveram recentemente no lançamento do Fórum Estadual em Defesa da Participação Popular, que se constituirá em um importante instrumento do Movimento Sindical Rural para pressionar o poder público no que se refere a busca de politicas públicas que atendam os direitos e dignidade de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Na ocasião, Chico Miguel deixou bem claro que há uma necessidade urgente de se combater a fome e a miséria que existem no meio rural, principalmente com o enfrentamento aos conflitos agrários e a cobrança de avanços na reforma agrária.

     Hoje eu conversei com Chico Miguel e ele me disse que está bastante otimista com o novo governo, principalmente que é chegado momento de uma ruptura de 50 anos de atrasos, miséria e sofrimentos, registrando também que embora haja um acordo com o governo, o Movimento Sindical Rural não abandonará a sua luta por direitos e dignidade de homens e mulheres e no meio rural do Maranhão.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *