Comoção no velório de Luiz Phelipe Andrés, restaurador do Centro Histórico de São Luís

São Luís e o Maranhão perderam na noite de sábado, o engenheiro Luiz Phelipe Andrés, vítima de leucemia. O engenheiro era mineiro e radicado no Maranhão desde 1977, quando com o seu trabalho, dedicação e compromisso fez do Maranhão, também seu torrão natal.  Foi criador do Estaleiro Escola do Sítio Tamancão. Era Membro efetivo da Academia Maranhense de Letras, ocupando a cadeira 23, que tem como patrono o escritor Graça Aranha. Ele estava com 72 anos e muita gente lamentou que a homenagem que estava sendo prestada ao ilustre engenheiro deveria ter sido em vida.

Luiz Phelipe Andrés, embora tenha sido secretário de Estado da Cultura do Maranhão anos de 1993 a 1995 e era, desde 2010, conselheiro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – IPHAN, a sua visão e sensibilidade estavam sempre acima de fazer sempre mais e melhor pelo Maranhão e o Centro Histórico sempre fez parte do coração e naturalmente tinha mais planos ousados e que com absoluta certeza iria transformá-los em realidade.

O passamento de Luiz Phelipe Andrés causou uma comoção nos mais diversos segmentos sociais do Maranhão. A revitalização do Centro Histórico de São Luís e todo o trabalho feito para que a nossa capital se tornasse Patrimônio Mundial da Humanidade, passou pela sua sensibilidade e um trabalho de avaliação inimaginável. O velório foi realizado na sede da Academia Maranhense de Letras e o seu corpo foi cremado, de acordo com manifestação aos seus familiares. Durante o velório na AML, muitos amigos e admiradores de Luiz Phelipe destacaram o trabalho e o amor do engenheiro e escritor ao Maranhão, alguns sentiram fortes emoções com lágrimas, enquanto outros registraram que todo o seu trabalho fará parte da história do Maranhão.

Fonte: AFD

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *