Chapa única para Conselho Federal sinaliza unidade na OAB

Se em 2022 o cenário eleitoral promete uma eleição polarizada para presidente da República, a advocacia brasileira seguiu o caminho da unidade. No pleito para o Conselho Federal da OAB, a chapa “OAB de Portas Abertas” será a única na disputa que deve sagrar Alberto Simonetti como seu novo presidente.

Natural do Amazonas, Simonetti conta com o apoio de 26 estados e será o primeiro advogado amazonense a presidir a OAB Nacional após 40 anos da presidência de Bernardo Cabral. A “frente ampla” que irá representar a advocacia brasileira pretende — como o nome sugere — prezar pelo pluralismo e vai apresentar algumas novidades.

Uma delas é que pela primeira vez duas mulheres irão ser diretoras da OAB Nacional. A secretária-geral será Sayuri Silva de Otoni. Já a advogada Milena da Gama Fernandes Canto será a corregedora-geral e a primeira potiguar na diretoria do Conselho Federal.

Com isso, a composição do Conselho Federal da OAB segue a tendência consolidada na eleição das seccionais — a primeira após a aprovação da paridade de gênero e das cotas raciais. A seccional paulista — a maior do país —, por exemplo, elegeu Patricia Vanzolini, a primeira mulher da história a comandar a OAB-SP.

“A chapa se chama OAB de Portas Abertas e tem o apoio de 26 seccionais da OAB nos estados. Esse amplo apoio é resultado da importância que demos ao diálogo e à transparência na construção desse projeto. Queremos promover a união da advocacia. Será uma gestão feita por quem advoga e conhece as mazelas da profissão e será direcionada para a realidade, para o dia a dia das advogadas e dos advogados. A OAB precisa ser independente de ideologias e partidos e atuar com foco na profissão”, afirmou Simonetti em nota.

A chapa única foi viabilizada com a desistência do atual vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, que é opositor do atual mandatário Felipe Santa Cruz. Viana não conseguiu aglutinar apoios e deixou a disputa.

A eleição da Diretoria do Conselho Federal da OAB, para o Triênio 2022/2025, será no dia 31 de janeiro de 2022.

Veja a composição da chapa única da OAB Nacional:

– Presidente: Beto Simonetti,
– Vice-presidente: Rafael de Assis Horn
– Secretária-geral: Sayuri Silva de Otoni
– Secretária-adjunta: Milena da Gama Fernandes Canto
– Tesoureiro: Leonardo Pio da Silva Campos

Fonte: CONJUR

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *