Bispo reconhece que há corrupção na Igreja

O presidente da Conferência Episcopal Paraguaia, dom Claudio Giménez, manifestou no domingo, durante a missa em Caacupé, que dentro da Igreja, sua hierarquia e seus membros, também há corrupção. Assim como erros doutrinários e atitudes soberbas de alguns de seus membros.

     Dom Giménez ressaltou, além disso, que o Papa Francisco pode aplicar punições disciplinares precisas que devem ser acatadas por todo bom cristão. Acrescentou que as decisões e punições do Papa podem ser morais ou doutrinárias para corrigir os caminhos errados. Foi durante a missa celebrada no domingo em Caacupé.

O religioso admitiu que dentro da Igreja, da sua hierarquia e seus membros, também há corrupção. Assim como erros doutrinários e atitudes indignas e soberbas de alguns membros da Igreja.

“Jesus institui sua Igreja sobre a fé do apóstolo Pedro com uma organização bem definida, que as potências do mal não poderão vencer. E isso está comprovado, pois ao longo de 2.000 anos a Igreja atravessou situações muito difíceis tanto dentro como fora dela”, disse dom Giménez.

Acrescentou que para isso a Igreja e seus membros devem ser disciplinados, já que sem a disciplina, há dispersão e desordem.

Punições

Dom Giménez ressaltou que o Papa Francisco pode aplicar punições disciplinares precisas que devem ser acatadas por todo bom cristão. Acrescentou que as decisões e punições do Papa podem ser morais ou doutrinárias para corrigir os caminhos errados.

Disse isto em referência ao conflito entre o bispo de Ciudad del Este, Rogelio Livieres Plano, e o arcebispo de Assunção, Pastor Cuquejo. O conflito surgiu depois que este opinou sobre a necessidade de reabrir a investigação sobre o sacerdote argentino Carlos Urrutigoity, acusado de pedofilia.

O prelado assinalou que embora a Igreja seja humana porque é administrada por homens, conta com a luz divina de Deus, e é por isso que ainda segue em pé, apesar de tudo. Já que o próprio Jesus manifestou que esta Igreja não será vencida pelo mal, nem internamente nem externamente. No entanto, expressou que tudo isso não poderá vencer a Igreja instituída por Jesus.

Fonte – IHUSINOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *