Astro de Ogum foi aclamado como o próximo presidente da mesa da Câmara

ASSEMBLEIAA eleição de Astro Ogum foi marcada pelo consenso dos vereadores em torno do seu nome

Com o sim da totalidade dos trinta e um vereadores presentes no Plenário Simão Estácio da Silveira, o vereador Astro de Ogum (PMN) foi aclamado como o novo presidente da Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta quarta-feira, (09), para comandar os destinos do parlamento da capital maranhense no biênio 2015/2016. A eleição transcorreu em um clima de tranqüilidade, sendo acompanhada atentamente pelos profissionais de comunicação e pelas pessoas que lotavam a galeria.

Após ser confirmado como o novo dirigente do Legislativo Ludovicense, Astro de Ogum ocupou a tribuna vereador Augusto Serra para agradecer aos seus pares nominalmente, a imprensa e a todos os presentes, destacando seu compromisso “com a valorização do parlamento, do funcionalismo desta Casa”. Ele ainda falou sobre o trabalho realizado pelo projeto Câmara Itinerante, da Ouvidoria do parlamento, e também sobre o plano de saúde dos vereadores, a assistência médica aos servidores, além da instalação do painel eletrônico no plenário nos próximos dias, além da construção da nova sede da Câmara Municipal.

“Esta foi uma vitória do parlamento e do povo de São Luís”. Assim Astro de Ogum definiu a sua escolha unânime como o novo presidente da Câmara. Continuando, ele fez questão de ressaltar que o pleito “não teve envolvimento de terceiros fortes, e nós vamos lutar cada dia para não decepcionarmos a quem confia em nós, e digo que vamos dar continuidade a tudo que já tem sido realizado”.

No meio de seu pronunciamento, Astro de Ogum chegou a se emocionar, chegando a derramar lágrimas quando procurou falar um pouco de sua vida e lembrou de seu pai e sua mãe. Na oportunidade, ele falou sobre o tempo da sua infância, de ter começado a trabalhar aos dez anos como vendedor de mariola, picolé, sendo o arrimo de família. Em seguida, tratou de seu ingresso na política, quando iniciou sua labuta com o então vereador e presidente da Câmara, hoje deputado estadual Manoel Ribeiro.

MANIFESTAÇÕES – Durante a votação alguns vereadores fizeram questão de externar suas opiniões sobre o ocorrido, como a vereadora Bárbara Soeiro (PMN), dizendo que votaria em Astro de Ogum, mas não votaria em alguns componentes da chapa: Presidente Astro de Ogum, 1º vice Francisco Carvalho (PSL), 2º vice Josué Pinheiro (PSDB), 3º vice Ricardo Diniz (PHS), 1º secretário Pavão Filho (PDT), 2º secretário Pedro Lucas (PTB), 3º secretário Marlon Garcia (PTdoB), 4º secretário Paulo Luiz (PRB) e 5º secretário Professor Lisboa.

Ao fazer sua declaração de voto, o presidente do Legislativo São-luisense, vereador Antonio Isaias Pereirinha (PSL), disse: “estou aqui votando pela amizade, companheirismo, lealdade e pelo poder de aglutinação do amigo Astro de Ogum”. Já os vereadores Sebastião Albuquerque (DEM), Rose Sales (PCdoB), Marquinhos (PRB), José Joaquim (PSDB) entre outros parlamentares frisaram estar votando em Astro de Ogum confiantes nas mudanças que estarão para acontecer. Também vale ressaltar o destaque feito ao PSDB que antecipadamente declarou irrestrito apoio a Astro de Ogum, sem qualquer interesse em cargos, tanto que no dia anterior a eleição os vereadores Gutemberg Araújo e José Joaquim se dirigiram até a residência de Astro para fazerem tal manifestação.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *