Aqui está uma das inúmeras atrações turísticas das praças Deodoro e Pantheon

Duas vezes por semana vou às praças Deodoro e Pantheon, e em todas elas identifico diferenças no crescente número de pessoas, que vêm ocupando espaços em uma das nossas grandes referências turísticas, como tentativas de instalação nos dois logradouros, a exemplo do que havia antes do acentuado volume de recursos públicos para transformar o local em uma importante atração turística.

Ele é de risco à noite pelo crescente de número de drogados que fazem das duas praças ponto para consumo, inclusive bebidas e até afrontam as pessoas, o que tem afastado muita gente que costumava passear com a família. Estive conversando com dois garis da prefeitura de São Luís, e eles me revelaram que todos os dias retiram das duas praças, uma média de 06 carros de mãos com papelões deixados pelos que dormem no local e que no dia seguinte retornam com outros. O mais sério é muitos deles fazem necessidades fisiológicas em tudo em que é lugar e temos que efetuar a lavagem.

Em frente ao Liceu Maranhense e na lateral direita, onde existe um improvisado terminal de coletivos, estão instaladas várias barracas do comércio informal. Eles se queixam que foram enganados pelo ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior e estão fazendo gestões para deixar o local e para tanto precisam fazer um apelo ao prefeito Eduardo Braide. A maioria trabalha corretamente e cuida do espaço, mas do lado da parada de coletivos, algumas barracas se transformaram em comércio de bebidas e de vez em quando surgem problemas, o que se faz necessária a presença das autoridades policiais.

A foto que ilustra a matéria é mais uma demonstração de que aos poucos as praças referências culturais da cidade de São Luís, lamentavelmente começam a ser abandonadas pelas autoridades e a esculhambação vem impondo as suas regras.

Enquanto a filha dorme de um lado com o cachorro preso a grade de proteção da praça Deodoro, a mãe do outro lado, a exemplo da filha fazem do local um dormitório ao ar livre. O que fica e causa indignação é que a cidade de São Luís, parece não merecer a atenção das autoridades e assim o local vai sendo ocupado drogados e bandidos.

Fonte: AFD 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *