A saúde da exclusão e da doença avança e mais sofrimento para o povo do Maranhão

Mais sofrimentos, mais exclusões e mais mortes com certeza estão reservados para muitos maranhenses que buscam os seus direitos constitucionais de acesso a saúde e uma vida digna. O governador Flavio Dino, atualmente atravessa uma obsessão psicótica de ser candidato a presidência da república, apesar do período de mais de três anos para eleições.

Há pelo menos mais de um ano decidiu sucatear com o Sistema Estadual de Saúde. Desativou hospitais, cortou consideravelmente serviços de alta complexidade e vem relegando o povo maranhense ao sofrimento banalizado e imposto aos pacientes que precisam de hemodiálise, que geralmente acabam morrendo por não suportarem os maus-tratos a que são submetidos em viagens longas em veículos desconfortáveis e a maioria chega até a passar fome, antes da misericórdia de partir.

Em pouco mais de uma semana, o governador Flavio Dino determinou o corte de serviços médicos de alta complexidade do Hospital Regional da Baixada Maranhense, em que estão os procedimentos ortopédicos, urologia e otorrinolaringologia. A notícia foi recebida pela população em Pinheiro, com muita indignação e revolta, e mais acentuada nas pessoas que estavam sem tratamento e que simplesmente vão ser abandonadas. Muita gente foi orientada que se precisar de serviços que eram oferecidos têm que correr para São Luís e se aventurar nos Socorrões 1 e 2.

No caso do Hospital de Referência de Coroatá, o impacto não foi diferente, a informação repassada para a população é que as neurocirurgias de alta complexidade e que eram realizadas naquela unidade foram suspensas e não há qualquer perspectiva de que possam retornar. Como não seria diferente, a população gritou e se diz enganada, mas para a realidade delas, o problema é bastante difícil e grave.

Como a Assembleia Legislativa do Estado está retornando depois do recesso, os deputados devem o dever moral de cobrar e se posicionar em favor daqueles que os elegeram e cobrar do governo. O silêncio gera subserviência, omissão e medo, o que deve acontecer com a maioria.

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *