A imprensa maranhense perde um dos grandes repórteres fotográficos com a morte de Raimundo Filho

sem-titulo

No período de duas semanas, a imprensa maranhense perdeu dois grandes e importantes profissionais. Quando os amigos e colegas ainda lamentavam o passamento de Jota Alves, hoje um novo e forte impacto atingiu a categoria de jornalistas e radialistas. Faleceu nesta tarde no hospital Guarás, onde se encontrava internado há vários dias, o repórter fotográfico Raimundo Filho. Nos últimos anos se tornou polivalente, somando à fotografia, programas de rádio, coluna em jornal impresso e ainda dava muita força para amigos na realização de shows de artistas locais, principalmente dos envolvidos com a cultura local.

Raimundo Filho foi um profissional bem sucedido na arte da fotografia e da informação, sendo professor da Universidade Federal do Maranhão e profissional de destaque na Assembleia Legislativa do Estado e Prefeitura de São Luís. Seus registros bem importantes foram nos jornais o Estado do Maranhão e o Jornal, mas a sua arte e sensibilidade mereceram a atenção de todos os veículos impressos de São Luís e outras unidades da federação. Embora bastante debilitado decorrente do câncer que o torturava, Raimundo Filho alimentava a esperança de retornar ao rádio maranhense para reviver o programa Bom Dia Cumpade, um dos seus grandes registros na radiofonia maranhense, que foi levado ao ar durante anos na Rádio Difusora.

A foto acima foi feita pelo jornalista Jámenes Calado, no aeroporto de Brasília, há mais de 25 anos, depois de havermos participado de um Congresso Nacional de Jornalistas, com a utilização do inseparável equipamento de R. Filho.

Nos últimos anos, com o avanço da doença, Raimundo Filho não se entregou, mantendo-se em plena atividade e contando com o importante apoio e companhia da sua amada esposa Rosidete, que se deslocava com ele para todos os seus compromissos profissionais, dirigindo, uma vez que já apresentava problemas de reflexo. Mulher forte, determinada e mesmo vendo a proximidade da irreparável perda, Rosidete sempre com resignação dizia, que tudo estava nas mãos de Deus, frase que ele repetiu à minha pessoa na última terça-feira por telefone, alimentando muitas esperanças.

O corpo de Raimundo Filho será velado na Pax União, na rua Grande,  próximo a caixa d’agua da Caema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *