Fuga, tentativa de motim e escavação de túnel colocam em ebulição o caldeirão de Pedrinhas

       fugaDo último domingo para cá, acontecimentos da maior seriedade foram registrados no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Tenho, com a devida responsabilidade profissional procurado chamar a atenção das autoridades para a iminência de ocorrências sérias e graves, mas a indiferença e o conluio exacerbado entre instituições e a administração, permitem até mesmo um pacto da hipocrisia, em que um diz que desconhece a problemática e o outro argumenta que o Sistema Penitenciário do Maranhão vive na mais perfeita harmonia.

      No domingo, o GEOP descobriu um túnel grande em que faltava pouco para acessar ao lado externo do complexo, na Central de Custódia de Presos de Justiça. No mesmo dia à noite, os agentes penitenciários identificaram no Presidio São Luís 2, várias grades serradas. Eles encontraramresistências, mas controlaram os mais revoltados. Na segunda-feira, um preso da unidade prisional Penitenciária de Pedrinhas, fugiu da Penitenciária de Pedrinhas, passando inclusive pelo vigilante da empresa Atlântica, que estava na guarita. Ontem no inicio da noite, houve um princípio de motim na Central de Custódia de Presos de Justiça.

Dentre os constantes problemas que predominam o Sistema Penitenciário do Maranhão, muitos são abafados e outros ficam apenas nos comentários, como é o caso de que um monitor que teria sido pego em flagrante com uma arma para ser entregue a um preso.Como o monitor é ligado a pessoas influentes dentro da Sejap, teria sido apenas repreendido e ganho alguns dias de folga. A informação está sendo checada em detalhes e logo trataremos mais detalhes sobre o assunto.

     Está em São Luís, o conselheiro Alexandre Saliba , do Conselho Nacional do Ministério Público, que veio inspecionar o Complexo Penitenciário de Pedrinhas e naturalmente conversar com o pessoal do Comitê de Gestão Integrada. Ele bem que poderia verificar a destruição de dois pavilhões da Casa de Detenção, dos quais um que foi reformado recentemente com recursos superiores a um milhão de reais.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *