Defensor Público Paulo da Costa assumiu a direção da SEJAP

sejapO defensor público Paulo Rodrigues da Costa, ao assumir hoje a direção da Secretaria de Justiça e Administração Pública, disse que vai usar sua experiência para desenvolver uma nova linha de trabalho dentro da instituição. Garanto que ele tem a plena consciência de que será um grande desafio dirigir um órgão público totalmente corroído pelos desmandos corrupção e os servidores totalmente desmotivados, além de carregar uma mancha macabra de 85 assassinatos e mais de 120 fugas em apenas um ano e meio.

Paulo Rodrigues da Costa é integrante do Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública, presidente do Conselho Penitenciário do Estado e membro do Comitê de Gestão Integrada de Pacificação nas Prisões de São Luís, o que lhes credencia a ser conhecedor da realidade do Sistema Penitenciário do Maranhão, com a exceção das práticas ilícitas que estão com impregnadas em todas as unidades prisionais e os contratos milionários com a contratação de pessoal terceirizado, fornecimento de alimentação e alguns convênios nada transparentes.

O novo titular da Sejap vai precisar formar uma nova equipe de gestão séria, competente e transparente, embora o tempo seja pequeno e se faça necessária a adoção medidas urgentes e eficientes na questão da administração das unidades prisionais, locais em que estão impregnados muitos vícios e corrupção denunciados. Para que se tenha dimensão das mazelas, afora muitas que já se tornaram públicas basta lembrar que a Policia Militar, nas revistas que fazia apreendia armas, drogas e celulares e encaminhava todos os produtos para a direção de cada unidade. Poucos dias depois, em nova revista voltava a encontrar as mesmas armas e celulares. O fato foi comunicado ao ex-secretário, inclusive com o alerta de que deveria fazer mudanças, mas de nada adiantou e o restante já é de domínio público. À época o coronel Ivaldo Barbosa determinou que todos os produtos apreendidos dentro das unidades prisionais passassem a ser encaminhados para o quartel da Policia Militar.

      Se o secretário contar com o importante e decisivo apoio da Defensoria Pública e a determinação dos colegas, poderá ter o controle total do Sistema Penitenciário dentro de pouco tempo, sendo que também deverá ser muito duro para destruir a corrupção e o mal semeado dentro do órgão com ódio e destruição, marca registrada do seu antecessor.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *